O que é ?


TOPOGRAFIA



Topografia (do grego τόπος, topos, que significa “lugar”, “região”, e γράφω, grapho, que significa “descrever”, portanto “descrição de um lugar”) é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a sua situação e localização na Terra. É ainda o estudo dos princípios e métodos necessários para a descrição e representação das superfícies destes corpos, em especial para a sua cartografia. Tem a importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, etc., e ainda representá-las graficamente em cartas (ou plantas) topográficas.

A topografia é também instrumento fundamental para a implantação e acompanhamento de obras de todo o tipo, como as de projecto viário, edificações, urbanizações (loteamentos), movimentos de terras, etc.

O termo só se aplica a áreas relativamente pequenas, sendo utilizado o termo Geodesia quando se fala de áreas maiores. Para isso são usadas coordenadas que podem ser duas distâncias e uma elevação, ou uma distância, uma elevação e uma direcção.



GEODESIA



O termo geodesia (do grego Γεωδαισία, composto de γη, "terra", e δαιζω, "dividir") pode significar tanto 'divisões (geográficas) da terra' como também o acto de 'dividir a terra' (por exemplo entre proprietários). A geodesia é, ao mesmo tempo, um ramo das Geociências e uma Engenharia, que trata do levantamento e da representação da forma e da superfície da terra (Definição clássica de Helmert), global e parcial, com as suas feições naturais e artificiais e o campo gravitacional da Terra.



CARTOGRAFIA



Cartografia (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. A introdução da fotografia aérea e da detecção remota, o avanço tecnológico nos métodos de gravação e impressão e, mais recentemente, o aparecimento e vulgarização dos computadores, vieram alterar profundamente a forma como os dados geográficos são adquiridos, processados e representados, bem como o modo como os interpretamos e exploramos.



Geomática



Geomática integra todos os meios utilizados para a aquisição e gestão de dados espaciais. Suas actividades incluem a cartografia, apoios topográficos, mapeamentos digitais, sensoriamento remoto, sistemas de informações geográficas, hidrografia e muito mais. O surgimento e avanço de novas tecnologias vêm alterando as características práticas e teóricas de todas essas actividades. Há alguns anos, sem o advento do GPS, por exemplo, grandes esforços eram dedicados à simples colecta de uma coordenada, o que hoje é questão instantânea. Esse mesmo avanço tecnológico fez da Geomática actividade fundamental para a humanidade.

A Geomática é uma tecnologia em constante evolução e depende da visão, competência e ousadia de profissionais com conhecimentos variados para cada vez mais facilitar a vida de todos nós.

O termo 'geomática' (em francês, géomatique; em inglês, Geomatics) foi usado pela primeira vez em 1975, e tem sido utilizado pelos especialistas da área desde o início dos anos 1990.


SIG



Um Sistema de Informação Geográfica (SIG ou GIS - Geographic Information System, do acrónimo/acrónimo inglês) é um sistema de hardware, software, informação espacial, procedimentos computacionais e recursos humanos que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenómenos que nele ocorrem.



GPS



O sistema de posicionamento global, mais conhecido pela sigla GPS (em inglês global positioning system) é uma constelação de satélite americano e é detido pelo Governo dos Estados Unidos e operado através do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Inicialmente o seu uso era exclusivamente militar, estando actualmente disponível para uso civil gratuito. No entanto, poucas garantias apontam para que em tempo de guerra o uso civil seja mantido, o que resultaria num sério risco para a navegação.

O GPS é o primeiro sistema do tipo, cujos trabalhos foram iniciados pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos em 1973. Desenvolvido no início para uso exclusivo em aplicações militares, sua utilização por civis foi permitida ainda nos anos 80, ainda que em uma versão menos precisa por razões estratégicas.

Em 1995, ele estendeu a cobertura para todo o planeta e hoje utiliza 31 satélites, com os quais a plataforma fornece serviços de posicionamento, horário e navegação. Para funcionar, um dispositivo compatível (como um GNSS para fins técnicos especializados de topografia ou como um navegador automóvel) deve estar dentro do alcance de pelo menos quatro satélites, para que ele possa determinar sua posição na Terra, ajustar a hora correctamente e fornecer dados ao usuário.


GNSS



Um sistema de navegação global por satélite mais conhecido pela sigla GNSS (Global Navigation Satellite System ), pode ser definido como um sistema capaz de proporcionar o posicionamento a nível global usando uma constelação de satélites. O Norte Americano GPS, o Russo GLONASS, o Europeu Galileo e o Compass/Beidou são alguns exemplos.

Estes sistemas podem ser combinados, combinação da qual resulta um aumento do número de satélites visíveis e uma geometria por estes constituída mais favorável. Por conseguinte, são obtidas estimativas de posição mais precisas e exactas.

Dada a dependência do mundo pelo posicionamento usando sistemas globais de navegação por satélite, estas melhorias permitem superar as limitações de cada sistema, sendo a combinação de todo o interesse.

Mesmo tendo bastantes similaridades, cada sistema define o seu próprio sistema de coordenadas, escala de tempo e algoritmo para o cálculo da posição dos satélites e, portanto, não são completamente compatíveis entre si.

O primeiro passo na combinação é a resolução dos problemas de interoperabilidade.

As melhorias de desempenho em cenários de multi-constelação são apresentadas em termos de qualidade da geometria dos satélites, precisão e exactidão.

Chamo a Atenção que não se deve confundir GPS e GNSS.


fonte: Wikipédia & Informação Digital
COPYRIGHT © 2017-2019 SÉRGIO CAÇÃO · Soluções Topográficas e Imobiliárias
Política de Utilização e Privacidade